Características do primeiro Plano de Desenvolvimento: de 0 a 6 anos

Conheça todas as particularidades do primeiro Plano de Desenvolvimento e como apoiar a evolução da criança nesta fase

Artigo: Características do primeiro Plano de Desenvolvimento: de 0 a 6 anos

O primeiro Plano de Desenvolvimento começa no nascimento e vai até os 6 anos de idade. Este período é caracterizado principalmente pela mente absorvente da criança, ou seja, momento em que ela absorve todos os aspectos de um ambiente e pelos períodos sensíveis.

Segundo Maria Montessori :

Todo este plano de desenvolvimento vai de um estado inconsciente a um estado de maior consciência, de não poder se locomover a andar, de não se comunicar para falar, de ser totalmente dependente de ser capaz de fazer as coisas sozinho. É o estágio de independência física.

Sua mente trabalha como uma esponja, ela absorve, assimila e ao mesmo tempo internaliza tudo que está disponível em seu ambiente. É por isso que é muito importante oferecer-lhes um ambiente adequado e preparado, em que possam desenvolver as aptidões e competências de que precisam para se desenvolver.

Leia também: Quais são os planos de desenvolvimento Montessori e suas características.

Montessori descreve este plano como a base da personalidade e ele é dividido em duas etapas:

  • *0 a 3 anos *

Caracterizado por uma grande absorção e construção. María Montessori considera o recém-nascido um embrião psíquico ou espiritual, porque tem que desenvolver o movimento, a linguagem, o pensamento e a personalidade a partir das possibilidades que o meio oferece para se tornar um ser único.

É uma fase de grandes mudanças em que o bebê vai construindo suas faculdades psíquicas e sua personalidade. Fase em que a criança constrói seu autocontrole, sua autoestima, desenvolve a confiança básica e a linguagem como um todo para posteriormente melhorá-la.

Confira também: A criança muda constantemente.

O apego é criado com a mãe ou pessoa que geralmente é responsável pela criança e a presença contínua desta pessoa de referência é muito importante.

O movimento também é muito importante nesta fase, porque é através dele que a criança desenvolve a sua inteligência e se adapta ao seu meio. O adulto deve proporcionar um ambiente seguro em que a criança possa se mover livremente e observar a vida ao seu redor.

Quer saber mais sobre ambiente preparado? Assista ao vídeo A criança desenvolve-se a partir do ambiente.

  • *3 a 6 anos *

Aos 3 anos, a criança consolida a construção interna que foi feita dos 0 aos 3, amplia e aprimora. Todas as ações a partir de agora serão realizadas de forma consciente e voluntária.

Seu desenvolvimento físico agora é mais lento, mas ela tem um controle maior do corpo e está conhecendo suas habilidades físicas, o domínio dos movimentos é mais refinado e coordenado, e por isso é capaz de fazer muito mais coisas.

Nesta mesma fase também começa a se interessar em brincar e interagir com outras crianças e adultos que não são suas pessoas de referência. Antes dessa idade podem observar outras crianças brincando, mas não costumam estabelecer uma interação social.

O ambiente deve permitir essa socialização, o desenvolvimento da sua independência, dar a oportunidade de utilizar as suas competências adquiridas na fase anterior e as novas que irá adquirir e oferecer experiências com o mundo exterior.

O adulto deve atender as necessidades da criança de uma maneira firme e gentil, e sempre muito consistente. Carinhosos, mas capazes de estabelecer limites, porque são eles que proporcionam um ambiente seguro tanto físico quanto emocionalmente para a criança.

Entenda também sobre As birras segundo o método Montessori.

Lembre-se de que o adulto é um modelo que a criança quer seguir, ela nos ama incondicionalmente e por isso quer aprender e copiar tudo o que fazemos, daí a importância de estar sempre atento ao nosso comportamento.

Saiba mais sobre O papel do adulto no desenvolvimento natural da criança.

Os períodos sensíveis

Os períodos sensíveis são pequenas janelas de oportunidade, momentos temporários e únicos em que a criança se interessa muito por algo e volta toda sua atenção e curiosidade a essa determinada tarefa.

É no primeiro plano de desenvolvimento em que a criança passa por estes períodos sensíveis em que a capacidade de assimilação fica mais apurada e se estimulada da maneira correta, é possível explorar todo o seu potencial de desenvolvimento.

Segundo Maria Montessori:

Uma criança aprende as coisas nos períodos sensíveis, que poderiam ser equiparados a uma luz acesa que ilumina interiormente, ou bem a um estado elétrico que dá lugar a fenômenos ativos. Essa sensibilidade permite à criança colocar-se em contato com o mundo exterior de um modo excepcionalmente intenso. Cada esforço representa um aumento de poder. Quando, no período sensitivo já adquiriu conhecimentos, chega o estágio da indiferença, a fadiga.

Existem diversos períodos sensíveis que podem ser observados:

  • a partir do Nascimento: Período Sensível do Movimento, da Linguagem, dos Pequenos Detalhes e do Desenvolvimento dos Sentidos.

  • a partir dos 2 anos: Período Sensível da Ordem, da Graça e Cortesia, da Música e Ritmo.

  • a partir dos 3 anos: Período Sensível da Escrita e da Leitura, das Relações Espaciais e da Matemática.

O primeiro plano de desenvolvimento é quando o crescimento físico e intelectual se dá de forma mais intensa. É muito importante conhecer todos os seus detalhes e características para acompanhar a criança em seu desenvolvimento, se adaptar às suas necessidades e apoiar o seu desenvolvimento.

O projeto Ahuma

Ahuma é o nosso projeto para divulgar a pedagogia criada por Maria Montessori aos parentes e curiosos, daremos o suporte necessário para você viver em harmonia com as suas crianças.

Nós

Uma equipe dinâmica, alegre, trabalhadora, bondosa, unida... podemos dizer que somos uma família que preza pelo bem do próximo e pelo bem de nossas ações no mundo.

Na nossa equipe temos pedagogos, educadores, cientistas e professores Montessoris certificados pela AMI (Association Motnessori Internacionale).