O papel do adulto no desenvolvimento natural da criança

Um artigo com um vídeo ou podcast feito especialmente para você.

Artigo: O papel do adulto no desenvolvimento natural da criança

Um dos conceitos fundamentais da pedagogia Montessori é que a criança cresce naturalmente. Ela não precisa de nós para crescer. Mas isso não significa que não temos um papel importantíssimo no seu desenvolvimento. Mas então…

Qual é o nosso papel no crescimento natural da criança?

Cuide de si para cuidar do outro Para cuidar bem dos outros, precisamos cuidar bem de nos mesmos. Parece frase de embalagem de chocolate, mas quando temos as crianças em casa sabemos até que ponto isto é dificil de por em pratica e pode ser a primeira prioridade a ser esquecida. A parentalidade é uma missão linda, cheia de realizações mas também é exigente e nos leva em altos e baixos emocionais importantes. E quando dormimos mal, por exemplo, as situações do quotidiano se tornam muito mais difíceis. Uma outra razão para cuidar de si é que a criança vai se inspirar muito mais do que fazemos do que do que falamos. Como esperar que a criança se alimente bem, durma bem, se sinta bem, se não damos o exemplo ? Então vamos lá, pare alguns minutos, pense nas diferentes áreas que te trazem energia e anote quais são aquelas que estão precisando de mais atenção e se autorize em cuidar de você.

Nosso exemplo tem um peso importante Faça o que eu digo, não faça o que eu faço. Já vimos, isto não funciona. Então pensemos ao adulto que gostaríamos que nossa criança seja e sejamos este adulto nós mesmos. Se queremos que ele seja confiante, desenvolvemos nossa confiança, se queremos que ele nos escute, comecemos por escuta-lo, se queremos que ele seja um bom leitor, comecemos por ler e ler com ele. Queria também aproveitar deste ponto para trazer algo mais especifico : o entusiasmo. Quando você quiser que sua criança se interesse por algo, tente falar com ela com entusiasmo e motivação, o efeito pode ser surprendente.

Compreenda as fases de desenvolvimento da criança Quanto mais conhecermos a criança, quanto mais fácil fica de acompanha-la. Quando sabemos que uma criança à partir de 6 anos vai desenvolvendo uma forte sensibilidade a justiça, entendemos melhor porque ela diz tantas vezes a frase : « perai, isso não é justo ». Paramos de ver que a criança esta fazendo « contra nós » e passamos a ver a expressão de uma característica importante do seu desenvolvimento. Entendendo a criança poderemos entender melhor seus comportamentos e isso nos ajuda a saber lidar com eles. Isto nos permitira também adaptar nossa casa e assim acompanha-la pelo caminho da independência e da autonomia.

Em conclusão, nosso bem estar e nossa preparação vai contagiar o bem estar da criança e ter um impacto muito positivo em seu desenvolvimento pessoal.

Com afeto,

Emily

O projeto Ahuma

Ahuma é o nosso projeto para divulgar a pedagogia criada por Maria Montessori aos parentes e curiosos, daremos o suporte necessário para você viver em harmonia com as suas crianças.

Nós

Uma equipe dinâmica, alegre, trabalhadora, bondosa, unida... podemos dizer que somos uma família que preza pelo bem do próximo e pelo bem de nossas ações no mundo.

Na nossa equipe temos pedagogos, educadores, cientistas e professores Montessoris certificados pela AMI (Association Motnessori Internacionale).