A alfabetização no método Montessori para criança de 3 a 6 anos

Entenda quando começa , como é conduzida e quais as principais etapas durante a alfabetização no método Montessori

Artigo: A alfabetização no método Montessori para criança de 3 a 6 anos

Como sempre abordamos por aqui, um dos pontos essenciais do método Montessori é colocar a criança como condutora do seu processo de aprendizagem, respeitando sua autonomia de acordo com sua vontade e interesse.

Esta premissa também se reflete no processo de alfabetização e é exatamente sobre isso que vamos falar hoje. Vamos entender quando começa este período, como ele é conduzido e quais as principais atividades usadas para manter a motivação das crianças durante a alfabetização no método Montessori.

Entenda também: A criança e o desenvolvimento da linguagem

Os primeiros passos para a alfabetização no método Montessori

No método Montessori aproveitamos os períodos sensíveis, ou seja, momentos em que a criança está especialmente receptiva a determinados aprendizados. Neste período, ela é impulsionada por uma força interior que naturalmente a leva a se interessar, compreender e desfrutar do que aprende.

Dentro do período sensível da linguagem, a criança desenvolve a escrita e a leitura entre os 3 e 6 anos. E para facilitar a aquisição destas habilidades, utilizamos diversos jogos, recursos e atividades que acontecem em um longo processo que respeita o ritmo da criança.

Saiba mais sobre as Características do primeiro Plano de Desenvolvimento: de 0 a 6 anos

O alfabeto recitado de A a Z é para muitos uma das primeiras lembranças escolares. Mas no método Montessori a criança começa memorizando o som de cada letra, ou seja, ela aprende que a letra F se chama “ fffffff ”, sendo que a grafia ainda não é mostrada neste primeiro momento.

A palavra mesa, por exemplo, é mmmmm-eeeee-sssss-aaaa. Ao analisar palavras que lhes são familiares, como animais ou objetos de uso frequente, as crianças acabam reconhecendo os sons utilizados em sua língua materna.

Depois de consolidada esta etapa, os símbolos que representam esses sons são apresentados de forma sensorial e manipulável e não somente de maneira visual. As letras ásperas são então utilizadas e a criança pode acompanhar o traçado do símbolo com o dedo e sentir a textura diferente. A ideia é que ela se familiarize com as grafias antes mesmo de escrever.

Conheça também O trabalho com a mão e artes

Aos poucos e à medida que vai memorizando sons e símbolos, a criança começa então a escrever através do alfabeto móvel. O manuseio feito anteriormente nas letras na lixa vai ajudá-la muito a desenhar as letras, porque ela reconhecerá que este mesmo movimento foi feito anteriormente e sem perceber passará a integrá-lo na escrita.

A seguir ela passa pela fase de decodificação para decifrar as palavras. Aos poucos sua memória é ativada e ela começa a reconhecer as palavras automaticamente e quando menos espera está imersa no mundo da leitura.

A partir deste momento qualquer pretexto servirá para que os pequenos exerçam sua nova habilidade: as palavras na embalagem do shampoo, os anúncios na rua e, claro, os livros de histórias que deixamos à sua disposição.

Saiba mais sobre A classe Montessori para crianças de 6 a 12 anos

O projeto Ahuma

Ahuma é o nosso projeto para divulgar a pedagogia criada por Maria Montessori aos parentes e curiosos, daremos o suporte necessário para você viver em harmonia com as suas crianças.

Nós

Uma equipe dinâmica, alegre, trabalhadora, bondosa, unida... podemos dizer que somos uma família que preza pelo bem do próximo e pelo bem de nossas ações no mundo.

Na nossa equipe temos pedagogos, educadores, cientistas e professores Montessoris certificados pela AMI (Association Motnessori Internacionale).