Plano mestre

Para alcançar seu objetivo, o Ahuma é um projeto dividido em 3 fases:

  1. Difundir do método Montessori
  2. Treinamento de professores
  3. Políticas públicas

Difundir do método Montessori

Num primeiro instante devido a escassez de professores Montessori e do material Montessori necessário, o método Montessori será conhecido como um oásis, as pessoas poderão aplicar o método em casa e desejarão escolher uma escola Montessori para seus filhos porém as condições não permitirão.

É uma fase de divulgação e o principal objetivo é espalhar para todos os cantos do Brasil as leis que governam o desenvolvimento infantil. Projetos dessa fase:

  • Círculo de pais: grupo de trabalho para dar suporte ao trabalho de mães e pais
  • Montessoriando a sua casa: curso para ajudar mães e pais à adaptarem as suas casas para suas crianças virem com mais autonomia e independência
  • Ahuma online (site): o site usado principalmente para divulgar o Montessori Brasil
  • Montessori fala português: projeto para traduzir os livros da Maria Montessori
  • Montessori Brasil: projeto para produzir conteúdos digitais sobre o método Montessori
  • Wikissori: um site para construir, compratilhar e divulgar o conteúdo dos álbuns Montessori

Apesar de ser a primeira fase, esta não termina com o início da segunda mas se estende ao longo de todo o projeto.

Treinamento de professores

Nessa segunda fase o desejo “quero uma escola Montessori para meu filho” começa a ganhar espaço.

Para criar um centro de treinamento de professores é necessário:

  • Um treinador: um professor Montessori que teve ao menos 5 anos de experiência dentro de uma sala de aula Montessori e que fez o treinamento de treinadores
  • Material Montessori certificado
  • Livros da Maria Montessori traduzidos para o português
  • Um plano de negócio

O treinamento Montessori é dividido nos seguintes cursos (ou diplomas):

  • Assistentes para a infância (0-3)
  • Primária / Casa dei Bambini / Casa das Crianças (3-6)
  • Elementar (6-12)
  • Adolescente (12-18)

O conjunto de classes (0-3, 3-6, 6-12, 12-15, 15-18) funciona como um ecossistema e a sua fundação está no trabalho feito com crianças de 3-6 anos. Por exemplo: para haver uma boa classe de aula para crianças de 6 a 12 anos, é necessário que a maior parte das crianças venham de uma Casa das Crianças (3-6) e assim por diante. Por isso o Ahuma concentrará seus esforços inicialmente na “Casa das Crianças (3-6)”.

Para chegar a construir o centro de treinamento, o Ahuma focará em, primeiro, construir uma Casa das Crianças que permitirá ao Felipe Roquette a experiência necessária para virar um treinador de professores 3-6.

Devido a extensão e população do Brasil, um centro de treinamento não é o suficiente para a demanda de novos professores Montessori, por isso o primeiro centro de treinamento não será mais que um modelo a ser reproduzido. O culme da segunda fase do projeto é implantar no Brasil uma extensão da AMI: a AMI Brasil (nos mesmos moldes da AMI USA).

A rede de professores, escolas e centros de treinamento fornecerão os elementos para a terceira fase do projeto.

Políticas públicas

Até então, as fases anteriores agiram primordialmente nas esferas privadas. O objeto final definido está na terceira fase: levar o método Montessori para o sistema educacional brasileiro público. Apenas assim o Ahuma terá o alcance para ajudar todas as crianças brasileiras.

Os detalhes dessa fase serão definidos ao longo da primeira e segunda fase porém a visão é clara: o melhor método educacional (bem implantado e bem executado) para todas as crianças do Brasil.