O que é normalização no método Montessori?

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Artigo: O que é normalização no método Montessori?

Confira a descrição e significado do termo normalização de acordo como a metodologia montessori, assim como algumas dicas práticas sobre este processo.

Você já ouviu falar sobre a normalização no método Montessori? Escutar este termo no mundo da pedagogia pode parecer estranho e pensamos logo como uma tentativa de “padronizar” as crianças como definição mais óbvia.

Mas ao contrário disso, Maria Montessori utilizou este termo para descrever o processo em que a criança atinge um “estado normal” de paz interior, plenitude e ordem. Em seu livro Mente Absorvente, ela define como “o processo pelo qual a criança abandona todos os comportamentos negativos e passa a manifestar comportamentos positivos de uma maneira espontânea e sem esforços.”

Em seus 40 anos de trabalho Maria Montessori percebeu que este estado de normalização não era fruto da casualidade, mas sim, resultado conquistado quando as necessidades de uma criança estão supridas, quando seu mestre interior é respeitado.

De acordo com o método Montessori, uma criança normalizada mostra bondade, paciência, empatia, satisfação pelas suas conquistas, se alegra com as conquistas alheias, auto-disciplina, autocontrole, autoconfiança em si mesmo, capacidade de escolher uma atividade e se concentrar nela.

Confira também: A verdadeira natureza da criança Mas como conquistar o estado de normalização? Na metodologia Montessori, a normalização vem da concentração em um trabalho, motivo pelo qual o ambiente preparado é tão importante. Em outras palavras, o ambiente deve ser preparado com materiais apropriados para as crianças, que respeitem sua idade, a ordem, movimento, percepção sensorial, linguagem, etc.

Assista ao vídeo: A criança desenvolve-se a partir do ambiente

A partir daí é que os pequenos poderão escolher de maneira livre o que mais atrai sua atenção e manter o nível de concentração no material escolhido.

Agora confira algumas dicas práticas de como atingir este estado de normalização no método Montessori:

1 - Ordem: organização dos brinquedos em prateleiras baixas, acessíveis e abertas de maneira ordenada e atrativa. 2 - Ciclo de trabalho em 3 etapas: combine com a criança que ela pode escolher livremente o brinquedo ou atividade, usá-lo pelo tempo que quiser e colocá-lo de volta em seu lugar. Estas três etapas do ciclo de trabalho estabelecem limites claros e ao mesmo tempo oferecem grande liberdade de escolha.

3 - Atividades da vida prática: integre as atividades do dia a dia na rotina dos pequenos. Lavar as mãos, colocar a mesa, limpar, cuidar das plantas são alguns exemplos de atividades que podem ser facilmente exploradas.

4 - Materiais naturais - sempre que possível, ofereça às crianças brinquedos fabricados a partir de materiais naturais, pois estes oferecem uma experiência sensorial muito mais rica que o plástico, por exemplo.

5 - Favoreça a motivação interna: as crianças naturalmente têm interesse e amor por aprender e não é necessário recompensá-las por isso! A própria satisfação gerada por alcançar determinado objetivo ou descobrir algo que eles não sabiam é recompensa suficiente pelo esforço. O papel do adulto é permitir que as crianças experimentem essa satisfação pessoal e que, dessa forma, sua motivação interna seja fortalecida.

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Atingir este estado de normalização pode não ser uma tarefa tão fácil, mas quando Maria Montessori se deu conta deste processo, chegou a ressaltar que “a normalização é o resultado mais importante do nosso trabalho”. Motivo mais que suficiente para investir na normalização dos nossos pequenos não é mesmo?

O projeto Ahuma

Ahuma é o nosso projeto para divulgar a pedagogia criada por Maria Montessori aos parentes e curiosos, daremos o suporte necessário para você viver em harmonia com as suas crianças.

Nós

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